Como a amostragem afeta as vendas?

Cada um de nós prefere experimentar o produto antes de comprá-lo. Graças a isso, sabemos que atende ou não às nossas expectativas. Testadores, amostras, degustações, versões demo e até test drives são um dos elementos de marketing que acompanham as vendas nos negócios. Uma campanha de marketing de amostra bem conduzida pode ser lucrativa. Então, o que você deve fazer para começar a trabalhar nessa direção?

A história de doar amostras grátis de produtos é tão antiga quanto o mundo, não é uma invenção do homem moderno. Testar ou provar produtos tem o poder de convencê-lo a comprar. Os especialistas acusam essa forma de marketing de que é impossível avaliar realmente qual será a resposta e que a variedade de amostras de marketing é muito menor do que a das campanhas de marketing tradicionais.

A principal razão para a baixa eficiência da amostragem é a seleção incorreta de pessoas a quem servimos amostras. Isso pode ser visto muito bem no caso de amostragens realizadas em supermercados ou durante grandes eventos. Como muitas vezes acontece que a anfitriã é uma funcionária contratada pela agência e, às vezes, é filha de um colega de trabalho, ela não tem ideia do produto que recomenda ou doa. O treinamento rápido não permite que você entenda completamente os produtos e suas funções ou aplicações, e mais importante: as anfitriãs não escolhem o destino corretamente. Um funcionário especializado é mais caro, mas sua eficácia também é maior.

O segundo problema ocorre com o ciclo de vida do produto. Quanto mais jovem ele é, mais campanhas promocionais e amostras. Nos estágios iniciais da vida, tentamos enraizar sua existência na mente dos consumidores. Não se deve esquecer que uma mercadoria que já está no mercado há algum tempo também pode aumentar as vendas graças a um autodeclarado.

Onde e quando a amostragem funcionará? Se você deseja introduzir um novo produto na loja ou no mercado – as amostras são uma das formas mais populares de promoção. Você deve estar interessado no produto, antes de tudo, nas pessoas que usam produtos semelhantes. As indústrias de multimídia e música estão se saindo muito bem nesse tópico. Demonstrações de jogos, faixas de álbuns individuais e “bailes de formatura” para revisores que podem tocar antes de todo mundo antes e depois escrever uma extensa revisão são ferramentas que podem acelerar e aumentar as vendas.

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